sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Resultado Mês Agosto 2012


Terminamos o mês de Agosto e estou ganhando ainda coragem para postar esta publicação.

O mês não foi completamente perfeito para mim, vendo a VALE derretendo durante esta semana e a GETI (acabei comprando 1 lote no dia 10, no valor de R$28,80) descendo 7% só no dia de hoje fez com que o dinheiro que tenho em ações descesse 2.64%.

O que salvou o mês foi o Tesouro Direto juntamente com os fundos que ajudou a dar uma equilibrada na balança, mas mesmo assim não o bastante para terminar o mês com saldo positivo.

Fiquei, infelizmente, pelos -0.15%


Segue abaixo a evolução da minha carteira.
Para cada mês coloco o meu saldo do dia 1, assim como o saldo do último dia do mês.

Aproveitei a excelente ideia dos dividendos e coloquei 3 novas linhas na tabela, Patrimônio/Salário, Patrimônio/Despesas e meu %IF conquistado, que considero ser de 2Milhões.



A carteira está alocada desta forma:


Este mês deixei ainda na corretora 782.23  + 6.500 da parte do meu salário + R$250 que me sobraram na conta corrente do banco, dando um saldo de +/- 7.532 para aportar no mês de Setembro.

Devo alocar grande parte desse valor em FII e Grendene.


E é isso pessoal, semana que vem coloco mais dados sobre minha carteira com as compras já feitas.

Abraços!


17 comentários:

  1. Fala Forreta,

    Ficou no vermelho como eu, mas não grila não.

    No longo prazo, todos ganhamos.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Estagiário! A regra número 1 é manter a disciplina e o foco na estratégia, sempre!

      Obrigado pelo comentário!

      Abraço e fico a espera do teu post das compras de Setembro!

      Excluir
  2. Ola Forreta
    RV eh isso mesmo. Uns meses sao bons pra uns, outros mudam.
    Obrigado pela citacao nos indicadores. Para os 2 primeiro a unica diferenca eh que uso numeros exatos (nao perdentuais). Pelo que pude reparar, a cada mes vc fica 1% mais proximo da IF. Se eh isso mesmo, meus parabens. Eh um percentual que considero muito bom.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Dividendos!

      Você tem toda a razão, tem que ser números exatos, vou corrigir =)

      Sabe, eu fiquei tão desiludido de ainda só ter 2,09% da IF que eu nem reparei que consegui conquistar 1% em 30 dias rsrs

      Obrigado pelo seu comentário e sucesso!
      Abraço!

      Excluir
    2. hehehe
      Por isso eh interessante esses graficos, especialmente para compararmos carteiras e desempenhos. Para ter uma ideia, com muito esforco consegui esses seus mesmo 1% na evolucao pro caminho pra IF.
      Abraco

      Excluir
  3. Perder em alguns meses faz parte! Desanima não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza Max! Desanimar não faz sentido algum, estou na verdade muito animado que consegui encontrar formas melhores de rentabilizar o meu dinheiro sem ser pela poupança =)

      Abraço!

      Excluir
  4. VALE5 será parte da minha compra mês que vem.
    Você saiu quase no 0 a 0. Está melhor que muita gente.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADP, tudo bem?

      Também pensei em comprar Vale, mas ela compõe 17% da minha carteira, enquanto que a Grendene só tem 6.50%, se não fosse por isso compraria ou Vale ou Geti =)

      Quase saí no 0 a 0 sim, o que me salvou foi o TD + FII, senão o mês de Agosto seria ainda mais vermelho hehe

      Obrigado pelo comentário! Abraço!

      Excluir
  5. Oi Forreta
    praticamente no 0 x 0, como eu
    VALE, AMBEV, GETI e outras eletricas, despencaram no final do mês, paciencia, hora de comprar kkkk

    Vamos em frente, as vezes é necessário dar um passinho p trás p saltar mais longe :)
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ostra! É verdade, espero que para o próximo mês já nos corra melhor =)

      Beijos e sucesso!

      Excluir
  6. Vamo que vamo grande Forreta, sem desanimar! Ainda bem que você me lembrou da idéia do dividendos. Vou colocar no meu radar!!

    Um grande abraço e um excelente domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe a ideia foi boa mesmo!

      Abração e tenha uma boa semana!

      Excluir
  7. Cara, sinceramente, aproveite que você está no início e esquece a cotação das ações e a rentabilidade da carteira.

    Como vc tem ações na carteira e como essas variam (pq são renda variavel obvio! ) esqueça o quanto cada ação ta custando e se fosse você, eu tiraria a coluna Rentabilidade da planilha

    De que importa a ação ter caído?? Você vai vender por isso???
    O importante é que a empresa esteja dando lucro.
    Se afaste da manada que faz a mesma coisa e continua do mesmo jeito... se vc ficar se preocupando tanto com quedas, sabe o que vai acontecer? Você irá vender tudo no fundo...

    Olhe o início do teu post: "Terminamos o mês de Agosto e estou ganhando ainda coragem para postar esta publicação" ... como assim??? vc vem comprando ações todo mês, direitinho e no primeiro mês que elas caem um pouquinho você diz que precisa ganhar coragem para falar no assunto??

    Se continuar assim.. quando chegar um período como o de 2008 e suas ações estiverem TODAS valendo 50% menos, vc vai sentir tanta dor no coração e não vai aguentar, aí vai vender tudo.

    Na boa, esquece isso meu amigo
    Se afaste da manada
    nao pense em rentabilidade

    Obs: vejo com muito estranheza esse tal de PIBB11... se vc é um cara que vem comprando ações, pq raios de motivos tu vai comprar ETF, que vem um monte de lixo junto.. aproveita que tem pouco disso e joga isso fora

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eu Reclamo dos Erros, agradeço demais pelas dicas que você escreveu, vou rever minha tabela e tirar a rentabilidade da planilha, talvez venha a ser melhor para mim! rs

      Vou levar em frente as suas considerações, tenho aprendido muito por este universo e com os livros que tenho lido =)

      Quanto à sua observação, não é de hoje que quero vender esse ETF e as minhas ações da GERDAU.... devo trocar este mês estas duas pelo banco do brasil + algumas FII's ;)


      Abraços!

      Excluir
  8. Olá Forreta, ultimamene tenho escutado muitas coisa em relação a Grendene e aparentemente o papel é bom, tlvez eu faça alguns aporte neste papel também.

    Um abração e Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lord! Realmente a Grendene é das poucas empresas que estão com bom caixa, bom património e sem dívidas.... então acho que há que aproveitar.

      Eu mesmo já comprei 2 lotes este mês, mas isto vem no meu próximo post!

      Abraços e sucesso!

      Excluir