domingo, 19 de agosto de 2012

Ensino Brasileiro


Ensino

Tenho acompanhado essa história dos professores universitários estarem de greve desde o mês de Maio, e até o dia de hoje a situação não está resolvida. Os professores querem um aumento de salário, seja ele merecido ou não, para voltar a dar aulas.

Acho o ensino no Brasil tão precário que é digno de 5º Mundo. Os nossos professores tem hoje duas escolhas: Ou procuram outro cargo para trabalhar, ou continuam com a greve até o fim e esperam sentados até o governo abrir mão.

E para o bem dos estudantes brasileiros, preferia que a grande parte dos professores que temos hoje procurasse outro cargo. São raros os professores minimamente capacitados para dar uma aula, a maioria que conheci ficava muito aquém do necessário para responder à altura as dúvidas dos nossos alunos.

Me lembro que quando estudava na escola pública, muitas vezes ia com dúvidas para casa, não por vergonha de perguntar na frente de uma turma, mas pela possível vergonha que poderia causar ao "professor" caso ele não conseguisse me esclarecer a dúvida. A maioria deles dava uma aula com uma insegurança absurda para explicar o básico... então ficava calado durante a aula. Acredito que eu não era, nem sou um caso único.

Boto a minha mão no fogo em que hoje em dia essa situação se mantém, com professores pouco capacitados e inseguros para ensinar. E hoje estão nas ruas, pedindo um aumento salarial.



É claro que nem todos os professores são assim, raros são eles, em que explicam uma matéria com confiança, educação e respeito para um aluno, que conseguem ir além da explicação de um livro e que tem o domínio total sobre o assunto. Esses sim, merecem ser muito bem pagos. Mas infelizmente a grande maioria de professores não tem sequer o dever de faltar a 1 aula, quanto mais fazer uma greve.

Para o governo o ideal é ter um ensino de baixa qualidade no País, sempre com pouco investimento, e  para o povo não reclamar muito, mascara o fraco ensino com todo o seu racismo e sua xenofobia, dando a isso o nome de "COTAS".

Não faz sentido o governo apostar no ensino, em um "p"aís rico como este, o intuito é continuar a ter um povo ignorante como o que temos hoje em dia. Com um povo ignorante é bem mais fácil persuadir e fazer a "lavagem cerebral" que vemos em todas as épocas de eleição. Isto acarreta com que todos continuem a votar nos mesmos políticos, e que o plano corrupto continue a existir até o fim da eternidade.

Se nosso povo fosse inteligente, seria difícil haver corrupção, muitos iriam para o estrangeiro, muitos poupariam o seu dinheiro ao invés de sair gastando, se revoltariam, exigiriam mudanças, entre outros comportamentos inteligentes que nosso povo, regra geral, não tem.

Vemos o exemplo do que acontece hoje, o governo neste momento quer que o povo se endivide para fazer com que a sua "falsa economia" continue a crescer, e tem conseguido pelo simples fato de que nosso povo é ignorante.
O governo diz: "se endivide".
O povo responde: "sim meu Senhor".
Abaixo deixo um vídeo de um País (este merece ter o "p" maiúsculo) em que já estive, que tem um ensino oposto ao nosso, onde vai além de simples disciplinas como o Sueco e a matemática, lá se ensina política, o que um político deve  fazer, qual o impacto de uma votação eleitoral, ensinam o que é uma boa gestão financeira e entre outras disciplinas que no Brasil não existem, e pelo que vemos nunca irá existir.





Este país está todo errado.

2 comentários:

  1. Rapaz vou dizer uma coisa, a minha madrinha e diretora de escola publica, se voce fizer uma pergunta que fuja apenas um pouco do que esta escrito nos livros escolares ela não vai saber responder.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lord! Esse é um problema grande que temos no ensino, ver professores que não tem preparo algum pedindo aumento... e ver o governo acumulando cada vez mais riqueza e não investe no ensino...

    Esse é um dos grandes problemas do Brasil, se não mesmo o maior problema. Garanto que se o ensino fosse de qualidade, a segurança no Brasil aumentaria e a pobreza diminuiria... mas do jeito que isso anda não vai passar de um sonho ver isso se tornando realidade

    ResponderExcluir