quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Sistema para gerenciar a carteira - parte 2

Segue uma evolução do que estou tentando construir, basicamente é um sistema que estou fazendo para deixar de lado os "N" lugares que tenho que preencher os valores do meu patrimônio.

Seguem duas imagens. O que pretendo fazer na primeira tela (estou ainda trabalhando nela) e ter uma grid de dados com o resumo da minha carteira, constando as colunas que eu acho interessante ter.

Quando se clica em um papel (1ª coluna ">>" ) , ele monta uma segunda coluna à direita com todas as compras efetuadas sobre aquele papel ao longo do tempo. Isso em Excel me tira já um tremendo de uma dor de cabeça:


Quando clica em um papel:


Como fazia no excel (confuso e ruim de se analisar):


A ideia então é juntar tudo aquilo que utilizo e colocar em um único lugar, e que me esteja acessível aonde quer que eu esteja (internet!)

A Aba "Evolução Patrimonial" ainda me falta trabalhar, embora já tenha feito um esboço, tirei essa ideia de um colega da blogesfera que não lembro quem é (se estiver a ler isto, se pronuncie que irei lhe dar os créditos!) que disponibilizou isso em excel com o mesmo gráfico que coloquei no sistema.

A ideia ainda é colocar um botão no final da 1ª grid, que irá efetuar um STOP na minha evolução no momento do click e irá criar um novo registro, efetuando uma nova contabilização. Imaginem que todo o dia 1 eu faça isso, então irá haver um registro novo por mês.
A ideia no futuro é ter um campo para inserir o dia do mês que quero que o sistema automaticamente efetue o fecho (por exemplo coloco dia 1, então todo dia 1, às 01:00AM o sistema faz o fecho):


Histórico de contas - nem comecei, mas a ideia é pegar nas compras que estão na grid da 1ª imagem e fazer uma amostragem diferente, com critérios de pesquisa por datas e/ou papéis.
Rentabilidade - Também não comecei, mas é conseguir efetuar uma consulta da sua rentabilidade pesquisando através de 2 datas (inicio e fim).


Perguntaram como obtenho os valores das cotações, o site da BOVESPA disponibiliza um web service para isso, exemplo de chamada:

http://www.bmfbovespa.com.br/Pregao-Online/ExecutaAcaoAjax.asp?CodigoPapel=GRND3

Vou aproveitando dias como hoje pra dar uma avançada nisso, já que não tem pooooorra nenhuma pra fazer kkkkk

Abraço galera boas festas!!!

12 comentários:

  1. Forreta
    se eu colocar esse link no excel ele da um resultado atualizado do patrimonio direto no excel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei...nunca experimentei, é questão de experimentar !! :D

      Excluir
  2. Não entendi bem o funcionamento, mas tá ficando bonito !! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. valeu Uorrem!!

      Aceito idéias para colocar no sistema também... estou ainda construindo a parte mais básica...!!

      Acrescentei uma entrada que chamei "calculo do 1º milhão" , também ficou legal...

      Excluir
  4. Forreta, eh possivel transportar essas cotacoes do site da bovespa pro excel?

    Obrigado!
    I.O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como informei ao 1º anonimo...eu não sei como faz para funcionar pelo excel... é uma questão que alguem poderia pesquisar para nós e nos ensinar... (se entretanto descobrir digo...)

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Forreta,

      Eu tenho esta integração.
      Vou fazer uma planilha de exemplo e post explicando como funciona.

      Abs

      Excluir
    3. Blza Poney!

      Poste para a galera quando puder!

      Obrigado! Abraços!!

      Excluir
  5. É interessante registrar os proventos pagos anualmente por cada empresa para efeito de acompanhamento e declaração do IR.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia! não tinha me lembrado disso... vou ver como obtenho esses dados..! Estes ultimos dias não tenho conseguido mexer muito nisso, tem sido uma correria!!!

      Abraço!

      Excluir