domingo, 22 de julho de 2012

Aportes de Julho

Bom dia camaradas!

O Dividendos me lembrou bem ao dizer no comentário que não tinha colocado minha carteira de ações aqui.

Comecei a investir em ações exatamente no dia 12 de julho. Portanto não faz nem um mês que comecei.

Eu comecei a investir nesse mercado depois que eu li o livro do Marcos Silvestre, chamado "Investimentos à prova de crise" em que fala como investir em titulos do tesouro e em ações.

Eu acabei seguindo o conselho dele e comprei ações de empresas que estão no TOP 10 das mais liquidas da BOVESPA, assim como comprar um pouquinho de ETF's todos os meses.

Bem, a primeira ação que comprei foi da PETROBRÁS. Comprei porque vi que esteve nos últimos anos sempre no TOP5 das melhores empresas, já esteve com o papel valendo mais de R$40,00 e dúvido muito que um dia essa empresa venha a falir.

Portanto comprei 100 ações PETR4 a R$18,60.

Depois apostei num papel que vejo pouca gente a ter: ITUB4, que tem sido para mim uma agradável surpresa. É outra empresa que não vai falir nunca.

Comprei 100 ações ITUB4 a R$28,76.

Ainda comprei 10 ações da PIBB11 no valor de R$82,16.

Ao todo gastei R$5557,60.

Para este mês pretendo continuar diversificando para outras áreas de negócios.
Selecionei algumas, é claro que não irei investir em todas de uma vez, mas são empresas que pelo que andei lendo não são ruins e pretendo ir investindo aos poucos:


SIDERURGICA E METALURGICAGERDAU - GGBR3
CONSUMO: AMBEV OU BR FOODS ... ? ( AMBEV está caríssimo!! )
ENERGIA: GETI (AES TIETE) OU  TRACTEBEL (TBLE3) ou CEMIG... ?
COMERCIO: GRAZZIOTIN - CGRA4 ?


Talvez quando começar a entender melhor sobre o mercado de ações, acabe comprando ações de empresas bem mais baratas. Hoje tenho algum receio quanto a isso, até porque pelo tempo que "perco" trabalhando, não consigo dar tanta atenção a isto. Então acabo comprando nas que me parecem ser mais sólidas...

Também quero começar a investir em FII, mas como não conheço muito bem, prefiro ir devagar.
Escolhi duas delas, devo comprar apenas por serem baratas. Assim gasto pouco, se der errado meu prejuízo será baixo e aprendo mais como esse mercado funciona :)


FII: FFCI11 e/ou FLMA11;    





Ah! Como sou ainda muito ignorante nesta área de investimentos, resolvi comprar alguns livros:



  • O Investidor Inteligente - Um Guia Prático de Como Ganhar Dinheiro na Bolsa;
  • Comprar ou Vender ? - Como Investir na Bolsa Utilizando Análise Gráfica;
  • Análise Técnica Clássica - Com as Mais Recentes Estratégias da Expo Trader Brasil.



Não encontrei nenhum que fale somente sobre FII, das duas uma: Ou o mercado ainda é muito pequeno para se ter um livro desses, ou FII é tão simples que não vale a pena escrever um livro :)


E é isso pessoal, espero que esteja indo no caminho certo!

Bons lucros a todos!

2 comentários:

  1. Ola Forreta
    Comprar acoes de uma empresa por ela aparentemente nao quebrar infelizmente nao quer dizer muito. Como seu proprio exemplo a Petr. Jah estava em 40 e agora estabilizou na faixa dos 18/19,00. Ou seja, caiu mais de 50% e nao quebrou, ou seja, pode cair outros 50% a ainda assim nao vai quebrar, mas seu dinheiro como fica?
    Nao estou criticando sua compra, apenas alertando para as razoes da compra. Petr eh uma boa pra fazer LC e com isso ganhar uns R$ extras.
    Abraco e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dividendos!

    Bem, o mercado de ações é quase um mercado de apostas não é? Eu acredito que um dia a petrobrás irá ultrapassar o seu máximo histórico, de 40 reais... os máximos históricos servem pra serem batidos, como não vejo a petrobrás a quebrar, ela um dia, mais cedo ou mais tarde vai passar dos 40....nem que seja daqui a 15 anos! Pelo menos eu acho rs =)

    O que é "LC" ? :$


    Ontem estive a fazer algumas contas, e devo comprar para o próximo mês CSN, PDGR3 e talvez BR Foods... acho o P/L desta última muito alto, então não me decidi muito bem quanto a ela... tem ainda a Grazziotin que me parece boa também...

    Ainda tenho algum tempo para pensar e ler bem sobre as empresas antes de comprar...

    Obrigado pela sua opinião Dividendos!

    Abraços e bons investimentos ;)

    ResponderExcluir